Você sabe qual a diferença entre ativismo digital e o ativismo nas ruas?! Aqui nós te explicamos!
É notório que nos últimos tempos, a militância e o ativismo de jovens e adultos vem tomando grandes proporções. Há alguns anos era bem comum ouvir falar em manifestações e protestos por todo o mundo, como exemplo disto temos o famoso movimento #VemPraRua que foi fundado em 2014 com o intuito de realizar manifestações para acabar com a corrupção na política brasileira.
Com o fácil acesso a diversas mídias, a luta social se tornou mais digital, é muito fácil assinar petições onlines, fazer doações a favor de algo ou até mesmo compartilhar campanhas e hashtags, essas são algumas formas de apoiar uma causa e lutar nos dias atuais. Com a chegada da pandemia do COVID-19, esse feito só se concretizou, diversas petições começaram a surgir e diversos movimentos foram levantados em mídias sociais como o famoso #BlackLivesMatter ou #VidasNegrasImportam, que foi um movimento ativista como protesto sobre a morte de George Floyd, um jovem negro que foi morto por um policial branco, que reuniu muitas pessoas nas ruas, mas que reuniu ainda mais através da internet. Basicamente pessoas do mundo inteiro se solidarizaram compartilhando algo sobre o assunto, a petição de justiça para o caso chegou a mais de 19 milhões de apoiadores, isso é um marco histórico.
Aqui podemos analisar esse movimento pelas ruas, que mesmo com a pandemia, reuniu diversos participantes.
Essa desaprovação da atitude do policial, ficou visível também nas redes sociais através de posts e muito apoio. Na mídia social "Instagram" por exemplo, são milhares de postagens a respeito do tema.
Mas afinal, qual destas formas de protestar é correto ou da mais resultado? Na verdade, as duas formas são válidas, o mais importante é lutar por seus direitos e pelo que acredita!
ATIVISMO DE RUA
CONCEITO:
Ativismo nas ruas se refere as práticas de protestar sobre uma causa em grupo pelas ruas da cidade, em locais públicos. Muitas vezes são usados cartazes, camisas, bandeiras, objetos que fazem barulho, sempre como forma de protesto.
PRÓS:
- Saída da zona de conforto, afinal, por alguns o ativismo digital é chamado de “ativismo preguiçoso”.
- Engajamento mais direto com a causa.
CONTRAS:
- Limitação de acesso, afinal só consegue participar quem é da região.
- Mais exposição, estando sujeito a enfrentar conflitos caso a manifestação deixe de ser pacífica.
ATIVISMO DIGITAL
CONCEITO:
Ativismo nas redes sociais se refere as atividades que utilizam as mídias sociais e páginas na internet em um geral para apoiar uma causa específica.
PRÓS:
- Facilidade de acesso, qualquer pessoa pode participar de uma manifestação de forma online e mais da metade da população e ativa em mídias sociais.
- Ampliação da visibilidade de casos que poderiam passar despercebidos, incluindo pautas de minorias. Afinal é um desenvolvimento mais constante e diário.
CONTRAS:
- As mídias sociais criam bolhas, em muitos casos as pessoas evitam expor muito sua opinião ou manifestação com medo do ataque desse seu ciclo social, isso é muito visto no cenário político.
- Em outros casos é comum indivíduos acharem que a internet e terra sem lei e se esconder atrás de uma tela para destilar ódio, mentiras e atrapalhar um movimento sério.
Com ações simples ou mais elaboradas, a realidade de onde você vive pode ser mudada! Não deixe de lutar, não importa a forma com que se manifeste, o importante é não se calar e estar sempre ativo!
Navegue pelo blog para continuar por dentro do tema.
コメント